
Olá a todos! Bem vindos! Este blogue foi criado com a finalidade de apresentar os trabalhos realizados ao longo da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Esperemos que gostem dos artigos publicados! :)
Etiquetas
A Ilha as Cores
(1)
aprendizagem
(6)
Atividades
(3)
Avaliação
(5)
Banda Desenhada
(1)
blogue
(1)
corpo humano
(1)
digital
(1)
Filmes
(1)
inglês
(1)
jogo educativo
(1)
Língua Portuguesa
(2)
Links
(1)
Notícia
(1)
Pesquisas
(2)
Photo Story 3
(2)
Professores
(2)
Televisão
(2)
TIC
(4)
Trabalho de Casa
(1)
utilizadores
(1)
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Reflexão Crítica - Jogo Educativo: "Aprendendo Inglês- Corpo Humano"
Link: www.escolagames.com
Faixa Etária: 1º ciclo – 4º ano.
Grupo: Ana Cláudia Veríssimo e Filipa Veríssimo.
Partindo de uma proposta de trabalho da UC de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, mais propriamente da tarefa da aula 3, realizada no dia 26 de setembro de 2013, escolhemos um jogo online e interativo de modo a analisar as suas potencialidades pedagógicas.

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Na nossa opinião, o jogo – “Aprendendo Inglês: Corpo Humano” – apresenta, tal como todos os outros, aspetos negativos e positivos que levam a uma reflexão sobre a sua utilização ou não na sala de aula.
ResponderEliminarPor um lado, a nosso ver, este jogo apresenta inúmeros aspetos negativos, tais como: as crianças andam à procura da resposta do desafio, sem nunca haver nenhuma resposta ou pista caso estas errem, fazendo com que a criança acerte por tentativas e não por compreensão ou apreensão da matéria; o jogo comanda a criança, uma vez que está condicionada à palavra facultada e a respetiva resposta; por último, o facto de desenvolver mais a língua inglesa do que a língua portuguesa, fugindo assim ao pretendido.
Por outo, os aspetos positivos deste jogo recaem no seu aspeto gráfico, que é bastante apelativo; após três tentativas erradas é dada a resposta certa; por fim a associação da palavra inglesa à portuguesa, fazendo com que a criança desenvolva o vocabulário do corpo humano em inglês.
Em suma, escolheram um jogo que desenvolve o Inglês, que é uma língua universal, cada vez mais necessária para podermos arranjar emprego e sermos bem-sucedidos na sociedade atual, por isso é essencial que desde cedo se comece a treiná-lo, permitindo assim que haja uma fácil aprendizagem. Apesar disto, escolheram um jogo que desenvolve pouco a língua materna, que era o objetivo principal da atividade – o Português.
Caras alunas,
ResponderEliminaruma vez que estamos a usar um meio digital, todas as ligações para a Internet deve ser fitas no nome dos sites e não no seu endereço, como fizeram.
Na mensagem devia clarificar o conteúdo do ficheiro nela incluído.
Há problemas de concordância no vosso texto, por exemplo, em : "uma vez que a língua inglesa está muito presente na vida das crianças e é cada vez abordado..." devia ser abordada.
Quando se refere um autor com "de acordo com" a forma da referência deve ser do tipo "Costa (2009)".
No texto fazem muitas afirmações sem autores de suporte, o que lhes retira validade. Finalmente, utilizam citações de autores sem referirem a página do texto original em que se encontram. Sugiro uma revisão cuidado do texto!
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarprocedemos a algumas alterações.
Cumprimentos