quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Reflexão Crítica - Jogo Educativo: "Aprendendo Inglês- Corpo Humano"

Link: www.escolagames.com Faixa Etária: 1º ciclo – 4º ano. Grupo: Ana Cláudia Veríssimo e Filipa Veríssimo. Partindo de uma proposta de trabalho da UC de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, mais propriamente da tarefa da aula 3, realizada no dia 26 de setembro de 2013, escolhemos um jogo online e interativo de modo a analisar as suas potencialidades pedagógicas. corpo humano

3 comentários:

  1. Na nossa opinião, o jogo – “Aprendendo Inglês: Corpo Humano” – apresenta, tal como todos os outros, aspetos negativos e positivos que levam a uma reflexão sobre a sua utilização ou não na sala de aula.
    Por um lado, a nosso ver, este jogo apresenta inúmeros aspetos negativos, tais como: as crianças andam à procura da resposta do desafio, sem nunca haver nenhuma resposta ou pista caso estas errem, fazendo com que a criança acerte por tentativas e não por compreensão ou apreensão da matéria; o jogo comanda a criança, uma vez que está condicionada à palavra facultada e a respetiva resposta; por último, o facto de desenvolver mais a língua inglesa do que a língua portuguesa, fugindo assim ao pretendido.
    Por outo, os aspetos positivos deste jogo recaem no seu aspeto gráfico, que é bastante apelativo; após três tentativas erradas é dada a resposta certa; por fim a associação da palavra inglesa à portuguesa, fazendo com que a criança desenvolva o vocabulário do corpo humano em inglês.
    Em suma, escolheram um jogo que desenvolve o Inglês, que é uma língua universal, cada vez mais necessária para podermos arranjar emprego e sermos bem-sucedidos na sociedade atual, por isso é essencial que desde cedo se comece a treiná-lo, permitindo assim que haja uma fácil aprendizagem. Apesar disto, escolheram um jogo que desenvolve pouco a língua materna, que era o objetivo principal da atividade – o Português.

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  2. Caras alunas,
    uma vez que estamos a usar um meio digital, todas as ligações para a Internet deve ser fitas no nome dos sites e não no seu endereço, como fizeram.
    Na mensagem devia clarificar o conteúdo do ficheiro nela incluído.
    Há problemas de concordância no vosso texto, por exemplo, em : "uma vez que a língua inglesa está muito presente na vida das crianças e é cada vez abordado..." devia ser abordada.
    Quando se refere um autor com "de acordo com" a forma da referência deve ser do tipo "Costa (2009)".
    No texto fazem muitas afirmações sem autores de suporte, o que lhes retira validade. Finalmente, utilizam citações de autores sem referirem a página do texto original em que se encontram. Sugiro uma revisão cuidado do texto!
    Cumprimentos
    Rosário

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  3. Cara professora,

    procedemos a algumas alterações.

    Cumprimentos

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