De
acordo com Luísa Alvim (2007, citado por Maria Magalhães e Ana Carvalho (2008))
a definição de blogue caracteriza-se por ser algo que está em constante
evolução, devido ao grande desenvolvimento das TIC, isto é, verifica-se cada
vez mais um maior número de utilizadores, bem como de blogues. Assim, podemos
concluir que um blogue é uma página na Web, onde o usuário publica
frequentemente um “post”, que aborda um determinado tema e que pode ser
visualizado por qualquer indivíduo.
No
âmbito das funcionalidades de um blog, segundo Gomes (Novembro, 2005), este
pode caracteriza-se como um recurso pedagógico, cujo espaço permite aceder a
determinada informação educativa tanto como para o aluno como para o professor.
Por outro lado, pode funcionar como um portefólio digital para adquirir e
consolidar conhecimentos e também uma forma de troca de informações.
Bibliografia
· Gomes, M.
J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica.
· Magalhães, M., & Carvalho, A. (2008). O blogue:
uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de
francês. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Caras alunas,
ResponderEliminaras vossas definições estão muito superficiais. Por exemplo, não há referência à simplicidade de publicação de informação no blogue nem à possibilidade de artilha de informação. Quanto às utilizações educativas observa-se o mesmo problema sem referência por exemplo, à sua utilização como estratégia pedagógica ou como um disponibilizador de recursos.
Considero ainda necessário uma revisão do português.
Cumprimentos
Rosário